sexta-feira, 4 de abril de 2014

Alimente o seu humor

De seguida serão apresentadas as substâncias mais recomendadas por naturopatas e nutricionistas para estimular o bom-humor.

A geleia real
Produto de apicultura mais indicado como estimulante e tonificante, usada nos estados de astenia (fraqueza) e de fadiga mental. Deve ser consumida em estado puro, uma a duas colheres por dia, em jejum.

O hipericão
Exerce um efeito positivo sobre os sintomas depressivos. Entre os seus componentes, é de destacar a hiperforina e a hipericina, constituintes fitoquímicos com ação anti-depressiva. A entidade reguladora da Saúde na Alemanha defende a administração de preparados de hipericão, 2 a 4 g diários, para tratar depressões.

O ginseng
A sua raiz concentra ginsenósidos, vitaminas (principalmente do grupo B) e minerais como o potássio, o cálcio, o fósforo, o ferro e o magnésio. Os produtos com o pó da sua raiz são muito eficazes para combater a astenia e os estados de desânimo.

A hortelã, a segurelha, a damiana e a angélica
São as melhores opções, juntas ou em separado, para fazer uma infusão moduladora do ânimo, devido às suas propriedades tonificantes do sistema nervoso.

O guaraná
Um tónico estimulante que se toma em cápsulas, uma ou duas antes de cada refeição, ou como refresco.

O aloé vera
O seu suco estimula as defesas. Um copo pequeno por dia (pode bebê-lo) desintoxica o organismo, promovendo um melhor funcionamento celular.

A lúcia-lima
Indicada para estados de depressão e desânimo. Tem uma ação sedativa suave e alivia o mal-estar abdominal causado pela tensão nervosa. Coloque uma colher de folhas secas por cada chávena de água. Ferva durante cerca de dois minutos, deixe repousar, e tome-a em golos pequenos duas ou três vezes ao dia.

O tomilho
É rico num aminoácido, a lisina (o seu défice pode causar cansaço), que lhe confere um efeito sedativo, facilitando o sono. Ingira-o como tempero, em infusão ou sopa (um ramo em 250 ml de água).

O alecrim
É um estimulante para os casos de fadiga e estados anímicos, uma vez que contém ácido rosmarínico e outras substâncias, que exercem um efeito tónico e estimulante. A sua ingestão pode aliviar os sintomas depressivos. Tome em infusão, fervendo durante dois minutos uma colher de ramos floridos de alecrim por chávena de água. Tape e deixe repousar 10 minutos. Coe e beba duas ou três chávenas por dia.

O chá verde
Esta planta, a Camellia sinensis, desperta a mente e melhora o ânimo suavemente, promovendo o otimismo.

Óleo essencial de bergamota
Este aroma é eficaz contra as quebras anímicas na menopausa ou na síndrome pré-menstrual. Pode usar-se através de um ambientador ou misturar algumas gotas de óleo essencial puro com água para pulverizar o ar. Outro truque consiste em deitar algumas gotas num lenço e leve-lo no bolso para usar em alturas que se sinta mais em baixo.

O eleuterococo (também chamado ginseng siberiano)
Tem um efeito revigorante sobre o corpo e a mente, pelo que está indicado nos casos em que o desânimo é acompanhado de fadiga e falta de motivação.

O óleo de prímula
As sementes desta flor contêm ácido gamma linoleico, a partir do qual o organismo fabrica prostaglandinas, capazes de regular as hormonas femininas durante o ciclo menstrual, altura propensa a desequilíbrios no humor, em algumas mulheres. Tome-o diariamente 1 a 2 g, em cápsulas, durante todo o mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário