quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Carta aberta ao meu ex-namorado

O que sabes tu, acerca do amor? Porque à boca cheia dizes que eu sou o teu amor, o amor da tua vida e no entanto a minha felicidade nada te diz. Sabes o que é amar? Amar é dar-se aos outros, sentir amor é ficar feliz com a felicidade dos outros. Eu devo-te amar, mais do que tu a mim. Porque me calo. Não te digo nada disto, para não te magoar quando podes estar frágil.
Tiveste 14 anos de mim e não me honraste. Estavas ao meu lado presente com outros e outras. Queixei-me tantas vezes que nem nos olhos nos olhavamos. Queixei-me que a vida é curta, o tempo é pouco, e tu longe, e tu cá com a tua família e os teus amigos. Continua feliz com eles, então. Eu tenho direito a ser feliz. A estar com quem me honre e me priorize. Quero que o nos, esteja acima de qualquer coisa, quero lealdade. Não quero ser informada à posteriori das decisões que já discutiste com outros. Quero ser parte envolvida, quero ser parte interessada, quero ser considerada. Eu mereço. Eu sei que sou dada. Eu sei que tentei. Maturidade escapou. Já deveria ter existido há tanto tempo. A família que quero criar é o que importa. E depois n é só isso... Amo muita gente, mas com o meu companheiro eu quero intimidade! Apenas essa inexistência entre nós, já era uma falha muito grave.
Deixa-me ser feliz com quem cumpra tudo isto que eu necessito. Deixa-me ser nutrida. Eu não sou um bibelot, para se dizer "tenho aquilo". Tenho requisitos, tenho necessidades, que preciso ver satisfeitas e estou aqui pronta a cumprir as necessidades dele também. Exijo porque também dou. Não pode ser só um remar, se não vira. Virou...
E também a grandiosidade de uma pessoa vê-se nestes momentos. Eu posso amar muito alguém, essa pessoa não quer estar comigo, eu deixo ir e ser feliz! Eu não vou prender, fazer sentir-se mal, vitimizar-me. Eu sou grande e respeito... Eu tenho amor no meu coração. Eu desejo paz e felicidade a todos. Como podes dizer tu que me amas se eu, nem coragem para te falar do que sinto, de te dizer tudo o que vai no meu coração, tinha? Porque qualquer coisa é um drama pegado. Onde está o amor? Amor é receber e consolar. Ouvir. Isso não é amor. É egoísmo. É posse.
Desculpa, mas precisas de crescer e muitas vezes é na dor que crescemos, evoluímos e nos tornamos melhores. Espero que isso aconteça contigo. E que no teu próximo relacionamento não repitas os mesmos erros. Não sejas tanto de orgulhos, mas mais de dar amor. De estar presente. E que cortes o cordão umbilical, para voares e procriares. Amor é liberdade. Amor aos filhos também, deve-se dar asas para voar e ir para longe...